D. Jorge Ortiga dedicou 3.ª conferência quaresmal ao sacramento da Confirmação
Braga, 03 abr 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou quarta-feira aos cristãos para serem agentes dedicados do Evangelho e a disponibilizarem os seus talentos para a promoção do bem-comum, numa conferência quaresmal na igreja de São Lázaro.
Durante a iniciativa dedicada ao sacramento da Confirmação, refere uma nota do site arquidiocesano, D. Jorge Ortiga reforçou “a importância dos cristãos colocarem os seus dons e qualidades ao serviço da Igreja e da sociedade, sem timidez, sem ambiguidades, sem medo e sem vergonha”.
O atual presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana apontou ainda a urgência das pessoas reconhecerem “o efeito do testemunho silencioso e do anúncio falado de Cristo” e pediu-lhes uma intervenção “mais ativa” na “renovação” da sociedade e das próprias estruturas católicas.
Segundo a Arquidiocese de Braga, na sequência das “visitas pastorais” que o arcebispo e os bispos auxiliares realizaram pelo território, foram crismados “cerca de seis mil cristãos”.
No entanto, muitas vezes subsistem dúvidas e interrogações à volta do “resultado” efetivo da celebração do sacramento, na vida dos fiéis.
D. Jorge Ortiga recordou, no encontro realizado na igreja de São Lázaro, que “o sacramento da Confirmação faz com que o cristão seja um testemunho verdadeiro e autêntico de Cristo e ao mesmo tempo, com a sua vida, seja um anúncio da realidade de Deus”.
“É esta responsabilidade que hoje o cristão deve ter para que o sacramento da Confirmação não seja celebrado em vão”, concluiu.
No próximo dia 9 de abril o arcebispo de Braga vai realizar a sua quarta e última conferência inserida no tempo da Quaresma.
O evento vai ter lugar na igreja de São Vicente a partir das 21h00 e terá como tema a Eucaristia.
JCP