Quaresma: Aveirenses devem prosseguir caminho» da Missão Jubilar

D. António Francisco dos Santos escreveu mensagem quaresmal à diocese

Aveiro, 05 mar 2014 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese de Aveiro, D. António Francisco dos Santos desafia os diocesanos a “prosseguir o caminho” da Missão Jubilar durante o tempo da Quaresma.

“A tarefa não terminou! Apenas uma etapa se cumpriu! A Missão Jubilar revelou-nos, com maior clareza, este amor primeiro de Deus por nós e abriu caminhos novos à missão da Igreja de Aveiro. Esta é a hora de continuar e de prosseguir este caminho!”, desafia D. António Francisco dos Santos.

O administrador apostólico da diocese aveirense recorda a experiência da Missão Jubilar referindo-se a esta iniciativa que comemorou os 75 anos da restauração da diocese como “um belo e bom caminho percorrido pela Igreja de Aveiro”.

“Cumprimos, de forma criativa, múltiplas e abençoadas etapas ao serviço da evangelização, sabemo-nos discípulos de Jesus Cristo e portadores da alegria do evangelho e sentimo-nos chamados, através de um novo dinamismo pastoral, a ser fermento, sal e luz, como presença da Igreja nesta casa comum da humanidade que é o mundo”, refere.

O prelado lembra que esta experiência serviu para “ver os outros e olhar o mundo com os olhos de Deus”, sendo que a partir daí se descobriu “com alegria” que eram “muitos mais do que imaginavam a levar a boa nova das bem-aventuranças do reino a todos os lugares da diocese”.

E é no espírito da Missão Jubilar que é proposta na Diocese de Aveiro uma nova caminhada para o tempo da Quaresma e do Tríduo Pascal com o lema: “Nesta Quaresma, atreve-te…”.

“A caminhada de Quaresma, para a qual vos convoco, quer ajudar-nos a viver, a fortalecer e a desenvolver esta feliz experiência do amor de Deus e de comunhão entre pessoas, famílias, comunidades e movimentos, vamos colocar, em cada semana, a Palavra de Deus no coração do caminho para a Páscoa e fazer da Quaresma tempo de descoberta da alegria do evangelho”, escreve D. António Francisco dos Santos na sua mensagem quaresmal para 2014.

“Escuta  |  Liberta-te | Transforma-te | Orienta-te  | Renova-te | Manifesta-te | Vive, são desafios que a caminhada de Quaresma apresenta e compromissos a que a Quaresma convoca” e “são apelos de renovação espiritual ao alcance de todos: sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos”, explica.

O administrador apostólico de Aveiro acrescenta ainda que estes “são imperativos de conversão, que queremos assumir como pessoas e como comunidades, e caminhos de transformação humana e social, que vamos percorrer, para que o mundo sinta a ternura do amor de Deus e a força da esperança para vencer a miséria material, moral e espiritual” a que se refere o Papa Francisco na sua mensagem quaresmal.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top