Papa: Juventude da América Latina é um «tesouro» a potenciar

Francisco destaca o contributo que as novas gerações podem desempenhar para o «crescimento da sociedade» na região

Cidade do Vaticano, 28 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os membros da Comissão Pontifícia para a América Latina (CPAL) e destacou a necessidade de aproveitar a vitalidade das novas gerações na região.

“A Igreja na América Latina não pode dispersar o tesouro da sua juventude, com todas as suas potencialidades para o crescimento da sociedade, com as suas grandes aspirações a forjar uma grande família de irmãos reconciliados no amor”, salientou o Papa.

Os representantes da CPAL deslocaram-se a Roma no âmbito da assembleia anual do organismo, este ano dedicada sobretudo à última jornada mundial da juventude, que decorreu em julho de 2013 no Brasil.

O Papa Francisco sensibilizou os participantes para a importância de trabalharem no sentido de uma ação pastoral cada vez mais acolhedora, de modo a que os mais novos se sintam “em casa na Igreja”.

“Há que abrir-lhes as portas, mais ainda – há que sair em busca deles… dando-lhes espaço para que se sintam escutados”, exortou.

Francisco apontou ainda mais duas atitudes fundamentais para o trabalho junto das novas gerações: o “diálogo”, sem “condenação” nem “preconceitos”; e a capacidade de estabelecer “compromisso”, de desafiar, de propor.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top