Media: Associação Católica Mundial para a Comunicação debate «cultura de paz»

Papa propõe comunicação de «esperança»

Roma, 25 fev 2014 (Ecclesia) – A SIGNIS, associação católica mundial para a comunicação, vai reunir a partir de hoje mais de 300 profissionais da rádio, televisão, cinema e internet, de 80 países, para debater o tema ‘Os media por uma cultura de paz’.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, pedindo que a iniciativa promova “uma reflexão sobre o poder comunicativo das imagens que, através dos media, exprimem e formam as experiências, esperanças e dúvidas das novas gerações”.

“Num mundo globalizado, no seio do qual nascem constantemente novas culturas, com novas linguagens e símbolos, levando ao aparecimento de uma nova imaginação, os comunicadores católicos devem aceitar o desafio cada vez maior de apresentar a sabedoria, a verdade e a beleza do Evangelho numa linguagem capaz de tocar os espíritos e os corações das inúmeras pessoas à busca de sentido e de direção nas suas vidas”, acrescenta.

O Papa declara-se confiante em que “estas jornadas de debate oferecerão aos participantes no Congresso uma inspiração, um encorajamento e um sentido renovados, nos seus esforços para realizar esta difícil e apaixonante tarefa”.

O congresso mundial vai ser aberto por D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

“Durante três dias, seremos confrontados com as mudanças com que a nossa cultura se depara, com as expectativas e esperanças do mundo inteiro, dando uma atenção particular aos jovens e, portanto, ao nosso futuro”, refere o responsável da Santa Sé, num comunicado da SIGNIS enviado à Agência ECCLESIA.

O arcebispo italiano assinala que o Papa Francisco pede a todos os comunicadores católicos “energias renovas e uma nova imaginação”.

O congresso mundial da SIGNIS inclui conferências, ateliês, projeções e eventos ligados ao mundo da comunicação, abordando as redes sociais, o jornalismo, o marketing social, o cinema e a espiritualidade.

O presidente da associação, Augustine Loorthusamy, considera que esta iniciativa vai servir para “renovar” ideais” e “responder com criatividade e otimismo aos desafios de um mundo numérico e multimédia em perpétuo movimento”.

A fusão, em 2001, da UNDA (rádio e televisão) e do OCIC (cinema e audiovisuais) deu origem à SIGNIS International, que tem como membros associações católicas nacionais que congregam instituições e pessoas ativas no meio audiovisual e também organizações católicas internacionais para a comunicação.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top