Guarda: Sé em obras de reabilitação

Guarda, 17 fev 2014 (Ecclesia) – A Sé da Guarda vai sofrer obras de manutenção e reabilitação no âmbito do projeto ‘Rota das Catedrais’ com um investimento a rondar os 250 mil euros.

“As obras de manutenção, reabilitação dos sinos e de instalação de um sistema de aquecimento dos bancos da Sé catedral da Guarda vão iniciar-se durante o mês de fevereiro”, adiantou ao jornal ‘A Guarda’ o cónego Manuel Pereira de Matos, vigário geral da diocese.

O sacerdote referiu ainda que “o início da intervenção foi anunciada numa reunião realizada no dia 29 de janeiro, em Fátima, com a presença de responsáveis do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, do Ministério da Cultura, do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e de representantes das dioceses envolvidas no projeto da Rota das Catedrais, onde se inclui a da Guarda”.

“Agora temos esses 250 mil euros para serem utilizados nestas obras que estão adjudicadas e para serem executadas durante o ano de 2014”, disse o vigário geral da diocese, acrescentando ainda que para uma segunda fase, a candidatar ao próximo quadro comunitário de apoio, ficam outras obras, que “constavam do memorando inicial elaborado pela diocese, como o restauro do retábulo, a colocação de um órgão de tubos e a criação de circuitos de visitas”.

Os projetos, que foram apresentados pela Direção Regional de Cultura do Centro ao Programa Mais Centro, da comissão de coordenação de desenvolvimento regional do Centro/QREN, têm um valor de 3 milhões de euros, dos quais 85% atribuídos pelo FEDER e 15% de contrapartida nacional.

Os projetos integrados na ‘Rota das Catedrais’ destinam-se a recuperações nas Sés de Viseu, Guarda e Leiria.

A ‘Rota das Catedrais’ resultou de um acordo celebrado entre o Estado e a Conferência Episcopal Portuguesa, sendo que no caso da Guarda, a intervenção da primeira fase vai ser comparticipada em 80% por fundos comunitários e a restante verba de 20% vai ser assegurada, em partes iguais, pela Direção Regional de Cultura do Centro e pela Diocese da Guarda.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top