Primeiro encontro de 2014 contou com a presença do rabino Elisha Salas
Ruvina, Guarda, 07 fev 2014 (Ecclesia) – O Centro de Espiritualidade Cristo Rei da Ruvina, no Sabugal, iniciou em 2014 a atividade “Escola da Fé” que decorre às quartas-feiras à noite tendo como primeiro convidado o rabino Elisha Salas.
De acordo com declarações do padre Hélder Lopes, responsável pelo Centro de Espiritualidade, ao jornal ‘A Guarda’ “o convite surgiu por ocasião da comemoração dos 69 anos da libertação dos campos de concentração nazis, aniversário celebrado a 27 de janeiro”.
“O rabino falou da história do povo hebreu, realçou o papel dos patriarcas e percorreu a história até aos nossos dias” apresentando “algumas festas, tradições, hábitos, preceitos, símbolos e orações dos judeus” e ensinando “algumas expressões hebraicas”.
Elisha Salas abordou ainda o tema “da constituição do Estado de Israel, dos problemas com a Palestina e com os povos do médio oriente” e terminou a conferência apresentando “a experiência da comunidade judaica de Belmonte”.
A propósito deste depoimento “ficou marcada uma visita de estudo, dos participantes na ‘Escola da Fé’, a Belmonte, para conhecerem a sinagoga, o cemitério judaico, o museu judaico, a judiaria e a comunidade”, refere a notícia publicada no semanário regional ‘A Guarda’.
A ‘Escola da Fé’, que vai no segundo ano letivo, leciona um curso básico de Teologia destinado a leigos do arciprestado do Sabugal, estando o curso dividido por módulos mensais: “na primeira semana debatem-se os documentos do Concílio Vaticano II; na segunda semana a Sagrada Escritura; na quarta semana há um professor convidado e na terceira e quinta semana trata-se outra área da Teologia à escolha”.
MD