Vaticano: Colégio Cardinalício com novo secretário

Papa nomeou D. Ilson de Jesus Montanari, arcebispo brasileiro

Cidade do Vaticano, 28 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje D. Ilson de Jesus Montanari, arcebispo brasileiro, como novo secretário do Colégio Cardinalício, substituindo D. Lorenzo Baldisseri, atualmente secretário-geral do Sínodo dos Bispos.

D. Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, tinha sido nomeado em outubro de 2013 como secretário da Congregação para os Bispos, organismo da Santa Sé, que habitualmente desempenha cargo idêntico no Colégio Cardinalício, uma espécie de “senado” que colabora com o Papa nas questões mais importantes para a Igreja Católica.

A sua sede situa-se no Palácio Apostólico do Vaticano, desde 2008, onde foram reordenados o Arquivo e a Biblioteca do Colégio Cardinalício.

Na sua constituição estão presentes países dos cinco continentes, incluindo três cardeais de Portugal: D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos; D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito da Santa Sé; e D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa.

Após o primeiro consistório para a criação de cardeais do pontificado de Francisco, no dia 22 de fevereiro, passará a haver 218 cardeais vindos de 68 nações (53 com cardeais eleitores).

O secretário é uma das primeiras pessoas a ser chamada após a eleição de um Papa e testemunha o momento em que este aceita a eleição e escolhe o nome pelo qual quer ser chamado.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top