África: «Pax Christi» Internacional apela à paz na República Centro Africana

País vive uma guerra civil há cerca de um ano

Bangui, República Centro Africana, 28 jan 2014 (Ecclesia) – A ‘Pax Christi’ Internacional lançou um apelo à paz na República Centro Africana, há cerca de um ano mergulhada numa guerra civil que já provocou cerca de dois mil mortos.

“É tempo de acabar com o sofrimento das pessoas, restaurar a segurança, prestar assistência humanitária para a população e apoiar os esforços dos líderes políticos e religiosos que visam restaurar a paz e a reconciliação”, lê-se num comunicado divulgado pela Rádio Vaticano.

A organização católica internacional lança o alarme também para a grave situação das crianças-soldados, cerca de seis mil em todo o país africano, afirmando que “recrutar crianças é horrível e imoral”, diz a nota que fala ainda sobre a dramática situação de um milhão de deslocados “forçados a deixar as suas casas”.

“É tempo de reconstruir o país e de fortalecer os corajosos esforços de muitas congregações religiosas e obras missionárias presentes na zona, esperamos que possam realizar o seu trabalho, ajudando generosamente a população em todas as formas possíveis, para restaurar um clima de paz e reconciliação entre todos os grupos sociais”, acrescenta a nota.

O comunicado da ‘Pax Christi Internacional’ surge na sequência da tomada de posse da nova presidente interina da República Centro- Africana, Catherine Samba- Panza.

RV/MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR