Braga: Concerto «Do Natal aos Reis» apresenta Contos Tradicionais Portugueses da Natividade

Iniciativa decorre este domingo a partir das 21h30 no Auditório Vita

Braga, 04 jan 2014 (Ecclesia) – O Auditório Vita vai promover este domingo o concerto “Do Natal aos Reis”, onde será apresentada a Primeira Cantata do Natal sobre Contos Tradicionais Portugueses da Natividade para coro misto a capella de Fernando Lopes-Graça.

O concerto apresenta o Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido pelo Maestro José Luís Borges Coelho, e conta com a participação do ator Pedro Lamares, informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“A música e os textos populares entrarão em diálogo com a atualidade pela voz de Pedro Lamares”, revela o diretor do Auditório Vita.

“A candura dos textos tradicionais, que manifestam uma relação humana e doce com o Menino Jesus projeta-se numa leitura das problemáticas da atualidade, invocando a maravilhosa mistura de coragem, simplicidade, esperança e ternura que só o povo sabe mostrar ao longo dos séculos”, acrescenta o comunicado.

Para o diretor do Autitório Vita, “o diálogo intertextual recorda que o Natal, o nascimento da ‘pequenina luz bruxuleante’ da esperança (pedindo emprestada a expressão de Jorge de Sena) é um acontecimento de beleza no meio das maiores provações, uma alegria mais funda, e uma confiança que é capaz de imaginar para além da linha do horizonte”.

“Também hoje o frio e a indiferença ferem muitas crianças, muitas mulheres (e alguns homens) vítimas de violência doméstica, incontáveis milhares de mortos e feridos em guerras como a da Síria, Iraque ou Sudão do Sul; o desemprego e a emigração afligem inúmeras famílias; o fosso entre ricos e pobres agrava-se”, refere o documento de apresentação do concerto.

O Concerto “Do Natal aos Reis”, que decorre no Auditório Vita este domingo a partir das 21h30, é a favor da Comunidade Monástica Al Khalil Deir Mar Musa, na Síria, que vive hoje muitas dificuldades na ajuda aos refugiados, entre os quais se contam muitos cristãos perseguidos pelos fundamentalistas islâmicos.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top