Ação Católica: Dar o protagonismo às crianças na evangelização

Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças realizou Encontro Nacional de Formação

Fátima, Santarém, 16 dez 2013 (Ecclesia) – O  Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC) quer evitar “atitudes de dirigismo” e dar “protagonismo” às crianças e aos adolescentes nas atividades de evangelização que promove.

“Dar protagonismo a todas as crianças do grupo no tempo certo, respeitando o ritmo de cada uma delas; Acreditar que as crianças podem assumir responsabilidades; Ser perspicaz e saber gerir a participação diferenciada das crianças no grupo” são conclusões do Encontro Nacional de Formação do MAAC, que decorreu este sábado e domingo.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Movimento afirma a necessidade de aprender a lidar com a “incapacidade de gerir situações difíceis nos grupos por parte dos acompanhantes”, deixando para as crianças e adolescentes uma “participação ativa” nos meios onde vivem “e no próprio funcionamento” do MAAC.

“A Missão de Ser Acompanhante” foi o tema do Encontro Nacional de Formação do MAAC, que contou a presença do padre Rui Alberto, salesiano, para ensinar “algumas técnicas de animação”.

O encontro terminou com a análise do tema “ser acompanhante à maneira de Jesus Cristo”.

O MAAC é um Movimento de Ação Católica “de (e para) crianças e adolescentes de todos os meios sociais (rural, urbano, operário), com idades entre os 6 e os 16 anos” e tem “como objetivo fundamental fazer dos adolescentes e crianças, agentes ativos na evangelização”, refere a página do Movimento na internet.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top