Vaticano: Natal de Jesus é luz que dissipa «trevas do erro e do pecado», diz Francisco

Papa saudou delegação da Baviera, Alemanha, e agradeceu oferta de árvore de Natal para a Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 13 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que a celebração do nascimento de Jesus, no Natal, “continua a dissipar as trevas do erro e do pecado” e traz à humanidade a “alegria da fulgurante luz divina”.

Estas realidades, acrescentou, estão representadas na árvore de Natal, como a que vai ser iluminada esta tarde na Praça de São Pedro, proveniente da Baviera, Alemanha.

Trata-se de um abeto com 25 metros de altura e 7,2 toneladas, oferecido pela comunidade de Waldmünchen, na fronteira com a República Checa, cujos representantes foram recebidos em audiência por Francisco.

“Este majestoso abeto vai permanecer junto ao presépio até ao fim das festividades natalícias e será admirado pelos romanos e pelos peregrinos e turistas de todo o mundo”, disse o Papa.

Além desta árvore, a delegação ofereceu várias outras, mais pequenas, para decorarem vários espaços da Cidade do Vaticano.

Segundo Francisco, o gesto mostra “a proximidade espiritual que unem a Santa Sé e toda a Alemanha, em particular a Baviera”, região natal do Papa emérito Bento XVI, visível na “tradição cristã que fecundou a cultura, a literatura e arte” da nação germânica e de “toda a Europa”.

A árvore que enfeita a Praça São Pedro durante o Natal tem sido oferecida por regiões de vários países, seguindo um costume introduzido por João Paulo II, em 1982.

O primeiro Natal do Papa argentino no Vaticano vai ter um presépio napolitano, na Praça de São Pedro, intitulado “Francisco 1223-Francisco 2013”.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top