Algarve: D. Manuel Quintas considera que vocações são fruto do Lausperene diocesano

Faro, 05 nov 2013 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promove um lausperene diário, até 15 de novembro, e D. Manuel Quintas considera que tem sido a iniciativa com mais frutos e “mais eficaz para criar sensibilidade pela oração pelas vocações”.

“Atribuo mesmo, com espírito de fé e de certeza, que os padres novos e os seminaristas que temos nestes últimos anos são dom de uma Igreja unida nesta cadeia de oração”, revelou o bispo local.

O prelado presidiu à celebração que marcou o início do lausperene, adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, na igreja paroquial de Quarteira, este sábado, e que durante 15 dias mobiliza a Igreja diocesana por mais vocações religiosas.

“Não encontrei outra iniciativa que tenha sensibilizado mais a nossa diocese e as nossas comunidades cristãs. Às vezes, pensamos que perdemos tempo a rezar porque não vemos logo à saída da igreja o fruto da nossa oração”, explicou o bispo do Algarve.

D. Manuel Quintas assinalou que “a vocação é dom de Deus” e que “não basta ter o curso de Teologia para exigir ser ordenado sacerdote ou diácono”.

“É um dom que, certamente, Deus dá a muitos” mas “uma grande parte não descobre esse dom, nem encontra em si e à sua volta as condições para se aperceber dele e para lhe corresponder”, prosseguiu.

O bispo diocesano considera que esta iniciativa em ajudado os cristãos a “crescer no apreço pelo seminário” cuja “razão de ser” é formar a humano, intelectual, espiritual e pastoral que se sente “chamado e lhe querer corresponder”.

“Devíamos considerar o Seminário como algo que é nosso também. É dali que vêm aqueles que servem as nossas comunidades paroquiais. Por isso, não podemos considerá-lo como algo que não nos diz nada ou que apenas diz respeito ao bispo e à equipa que está lá”, acrescentou D. Manuel Quintas.

O lausperene diocesano prevê um itinerário pelas vigararias de Loulé, Portimão, Tavira e Faro, e vai terminar na igreja paroquial da Conceição de Faro, no dia 15 de novembro, pelas 21h00, adiantou o jornal ‘Folha de Domingo’.

Esta iniciativa promovida pela equipa formadora do Seminário de Faro insere-se também na Semana Nacional dos Seminários, que começa no próximo domingo e termina a 17 de novembro.

FD/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top