Martin Schulz convidou Francisco a discursar na instituição
Cidade do Vaticano, 11 out 2013 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente do Parlamento Europeu, o socialista alemão Martin Schulz, que se encontrou ainda com o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.
Antes da viagem ao Vaticano, o responsável tinha manifestado ao jornal alemão ‘Die Tagespost’ a sua intenção de convidar o Papa para discursar no Parlamento Europeu “antes do fim desta legislatura”, que termina em maio de 2014, convite que fez pessoalmente esta manhã.
Após a audiência, o responsável publicou uma declaração, na qual referia ter sido uma “honra e um prazer” encontrar-se com o Papa, cujas palavras considerou “inspiradoras” e “provocadoras”.
“Olhando para a proteção dos refugiados no Mediterrâneo, a luta contra a pobreza e a exclusão social ou a melhoria das perspetivas dos jovens, dentro e fora da União Europeia, estes são assuntos em que partilhamos visões comuns”, acrescentou.
Em cima da mesa, entre outros temas, esteve a situação dos imigrantes que tentam chegar à Europa pelo Mediterrâneo, à luz do recente naufrágio em Lampedusa, que provocou centenas de mortos.
O presidente do Parlamento Europeu vai ainda hoje proferir uma conferência sobre a pobreza e a marginalização, com a participação da Cáritas, na Universidade Pontifícia Gregoriana, e reunir-se com jovens imigrantes na comunidade católica de Santo Egídio, em Roma.
OC
Notícia atualizada às 14h30