Multimédia: AUDÁCIA: A tua revista electrónica

www.audacia.org

Os missionários combonianos sempre nos habituaram à qualidade das suas publicações. Quer na divulgação da realidade dos países de missão, no encontro de povos e culturas bem como na promoção dos direitos humanos, da cooperação e da solidariedade. A única revista missionária publicada em Portugal para a gente nova, que começou a ser editada em Novembro de 1966, sai todos os meses com notícias, histórias, crónicas, passatempos, temas juvenis e muito mais. De algum tempo a esta parte, os responsáveis por esta publicação decidiram e bem, colocar os conteúdos da revista na internet para que o leque de beneficiados seja mais alargado.

Logo na página inicial, encontramos um ambiente descontraído, colorido, leve e jovem. Os destaques vão aparecendo no corpo central e nas áreas laterais encontramos de um lado o habitual menu e do outro, a agenda, os concursos, as sondagens e a publicidade. Chamamos a atenção que o acesso aos conteúdos disponibilizados para utilizadores não registados, não são os mais atuais, dado que, somente o assinante da revista recebe os dados para aceder à informação devidamente actualizada.

Devido à quantidade de rúbricas que esta publicação possui, não podemos aqui estar a observar todas, destacamos aquelas mais relevantes e que de alguma maneira possam cativar o leitor.

No item, «satélite», são apresentadas as chamadas notícias curtas. Aquelas que se tornam insólitas e inovadoras devido à originalidade que apresentam. Os «invencíveis», uma das mais antigas e interessantes rúbricas, sempre com um olhar atento e acutilante de acontecimentos em terras de missão, escrito com a pena de um missionário. Podemos ainda encontrar um espaço de reflexão bíblica, em «grãozinhos de Bíblia», onde de uma maneira muito leve e natural é apresentada a palavra de Deus aos mais novos. Todos os meses a equipa da Audácia apresenta uma personalidade na rúbrica “personagens” que se destaca pela sua singularidade e que de alguma forma se relaciona com os valores defendidos por esta publicação. Quase todo o adolescente possui uma relação forte com as novas tecnologias e particularmente com a internet, assim, na opção “net@udácia” temos sugestões de sítios bastante interessantes. Para aqueles que apreciam a leitura, todos os meses são apresentados livros que se adequam ao público juvenil em «Leituras». A «Mala da Alice» é uma crónica muito interessante escrita pela jornalista e escritora de livros infanto-juvenil Alice Vieira. De referir que neste mesma revista escrevia o seu marido, também jornalista e escritor, Mário Castrim que faleceu em Outubro de 2002. Por último, em «Audioteca», podemos aceder a todos os números anteriores da Audácia desde Julho de 2007, onde podemos consultar um extraordinário repositório de conteúdos.

Aqui fica então a sugestão de adicionarem este sítio aos favoritos, principalmente para quem tem e/ou trabalha com adolescentes.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top