Aveiro: Bispo propõe férias com Deus

Diocese vai assinalar 75 anos de restauração

Aveiro, 29 jul 2013 (Ecclesia) – O Bispo de Aveiro dirigiu uma mensagem à diocese onde destaca as propostas da Igreja Católica no local para o tempo de férias, nas quais deseja promover o contacto com Deus.

D. António Francisco dos Santos destaca três pontos que vão marcar as atividades e celebrações diocesanas durante julho e agosto.

O primeiro – ‘Uma festa inesquecível de alegria e de fé’ – destaca a Tenda de Deus, presente nas praias da Torreira, da Barra e da Vagueira, e a sua função de acolhimento onde quem visitar este espaço ficará marcado “pelo ambiente de oração, de encontro e de acolhimento”.

O prelado refere também “o belo testemunho dos jovens que se uniram” ao Papa Francisco, na 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil, que “moldou o coração de crentes” de cada um.

“Os jovens que são a maior energia do futuro e a melhor janela donde se vê já, em antecipação e esperança, um mundo novo”, explica o bispo de Aveiro, que no momento de envio dos peregrinos aveirenses lhes pediu que levassem “notícias da Igreja de Aveiro a viver a alegria da Missão Jubilar” e que regressassem com “a fortaleza da fé e a alegria evangelizadora”.

O segundo aspeto da mensagem diocesana convida a – ‘Ser cristão alegre e feliz’ – porque a mensagem das bem-aventuranças, assinala D. António Francisco dos Santos é uma “mensagem dirigida a cada um”: “São palavra de Cristo para hoje. São evangelho para o nosso tempo”.

Neste tempo de verão, foi criada uma Cristoteca para permitir “viver esta realidade e afirmar este testemunho no mundo”.

A iniciativa, na Costa Nova – Ílhavo, vai decorrer na noite de 10 para 11 de agosto, com o lema, ‘um dia vou ousar…Hoje é o dia!’.

Os promotores querem promover valores humanos e “dizer” ao som da música, a alegria da fé e “anunciar desde a vigília da noite a certeza de manhãs de ressurreição”.

No final é assinalado o aniversário da bula da restauração – “Omnium Ecclesiarum” – da Diocese de Aveiro, assinada a 24 de agosto de 1938 pelo Papa Pio XI.

A missão jubilar da diocese, com o lema “Vive esta hora!”, celebra os 75 anos deste momento e oferece, “benefícios e dons” que, “vão perdurar no tempo como bênção de Deus a inspirar decisivamente o nosso futuro como Igreja”, revela D. António Francisco dos Santos.

Por isso, o prelado convida a diocese e os fiéis a “lembrar e agradecer” este momento e no dia 24 de agosto vão celebrar/revisitar esta data com “uma evocação histórica feita por monsenhor João Gaspar e um concerto, na Sé de Aveiro”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR