Cinema: Festival de Avanca – 16 anos a promover bom cinema

Nasceu em 1997 da iniciativa de um grupo de jovens paroquial e desde então anima, todos os meses de Julho, a pequena freguesia de Estarreja, inscrevendo-a numa rota cinematográfica que extravasa fronteiras geográficas.

De 24 a 29 de Julho, o festival de cinema de Avanca reúne filmes, profissionais da sétima e de outras artes em projeções, debates, workshops, conferências e outras atividades paralelas contando com a participação da Universidade de Aveiro, para além de instituições internacionais com que vem fomentando uma cultura de proximidade.

Nesta 17ª edição, Macau é uma presença forte com doze cineastas, de entre os quais os autores de ‘Macau, Love in the City’ uma longa metragem que combina diferentes narrativas para oferecer um olhar multifacetado sobre a sua atualidade. Uma presença que vem dar sequência à edição do ano passado, em que a cinematografia de Macau causou surpresa, estreitando laços entre duas regiões geograficamente distantes mas culturalmente muito próximas. Para além da longa referida, a sessão ‘Made Short Films’ apresenta sete curtas metragens de origem macaense.

Ainda no âmbito das curtas, desta vez nacionais, concorrem ao Prémio Estreia Mundial Curta doze trabalhos de realizadores portugueses, em registos bem diversificados.

Da Secção Oficial concorrente ao Prémio Estreia Mundial Longa farão parte cinco filmes oriundos da Bélgica, Argentina, Irão e Lituânia, havendo ainda duas secções dedicadas a outros formatos – obras feitas para televisão e vídeo num total de desasseis filmes que fazem eco da cinematografia de países tão diversos como o Canadá, Holanda, Arzebeijão, Ucrânia, Rússia ou Suíça.

Na secção Prémio Cinema, serão quase duas dezenas os filmes a contemplar nestes dias de Avanca, também eles de países estrangeiros. Finalmente mas igualmente importante, o Prémio Competição Avanca, inteiramente dedicado à cinematografia nacional, observa sete longas metragens de ficção, cinco docementários e mais de uma dezena de trailers.

A iniciativa decorre no Auditório Paroquial de Avanca, no Auditório da Junta de Freguesia, na Sala Multimeios da Escola Egas Moniz e no Espaço Feira Gastronómica, com sessões ao ar livre.

Uma oportunidade única no ano para conhecer a vitalidade de uma região, de uma comunidade e do cinema nacional e estrangeiro neste festival de características especiais com uma história alicerçada no espírito empreendedor de uma paróquia.

Em Avanca, Encontros Internacionais de Cinema, Vídeo, Televisão e Multimédia a não perder, até 29 de Julho!

Todas as informações em http://www.avanca.com

Margarida Ataíde

 

 

 

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top