JMJ 2013: Atividades religiosas e culturais para peregrinos e visitantes

Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) – O programa da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro inclui eventos religiosos, culturais, lúdicos e de desporto até sexta-feira, para peregrinos e visitantes em áreas como a Quinta da Boa Vista.

Quem se deslocar a esta zona, no norte da cidade carioca, pode participar em múltiplas atividades que complementam o programa do maior encontro de jovens da Igreja Católica.

Na feira vocacional, presente até esta sexta-feira das 08h00 às 20h00 locais (mais quatro em Lisboa), pode-se encontrar expositores de movimentos, comunidades e congregações da Igreja que apresentam-se aos visitantes e partilham experiências.

A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação, por exemplo, reúne 12 freiras provenientes de vários países da América Latina, de África e Espanha, onde três irmãs tocam viola e bateria para atraírem os visitantes e apresentarem o seu trabalho.

Entre outras coisas, disponibilizam uma “urna de preces” para que as pessoas façam os seus pedidos que as irmãs terão presentes nas suas orações, explicou a irmã venezuelana Laura D’Ávila.

Na Quinta da Boa Vista também está montado um dos palcos do Festival da Juventude, um evento que engloba mais de 600 atividades gratuitas, como música, exposições, dança, teatro, cinema, trilhas, Itinerários da Fé e pontos turísticos em vários locais do Rio de Janeiro.

Aqui, os visitantes podem, ainda, encontrar 50 confessionários, que funcionam a partir das 12h00 locais (mais quatro em Portugal), uma tenda para adoração do Santíssimo Sacramento e outra para o “Catholic Point, com DJ católicos, por sua vez, o espaço “Evangelização 180°” é dedicado a diversos géneros de desporto do skate à escalada, basquetebol ao voleibol e, ainda, o futebol.

Existem tendas de produtos oficiais JMJ Rio 2013 e ateliês, palestras, testemunhos e espetáculos acústicos.

Este espaço está preparado com uma praça de restauração, casas de banho, postos médicos e, ainda, dá acesso ao Museu Histórico Nacional, ao Zoológico e ao Marcos Frota Circo Show, “que fará apresentações especiais para os peregrinos”, explica a organização.

Em 300 pontos da cidade próximos dos locais destinados ao acolhimento, os peregrinos podem participar nas catequeses, até esta sexta-feira, das 9h às 13h locais, com bispos de todos os cantos do mundo, divididas pelos cerca de 30 idiomas dos peregrinos, que aprofundam o lema da JMJ.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta é a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top