Brasil: Primeiro banho de multidão

Carro de Francisco, com janelas abertas, foi rodeado milhares de pessoas no percurso pelas ruas do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil, 22 jul 2013 (Ecclesia) – O avião que transportava o Papa Francisco desde Roma chegou hoje à cidade brasileira do Rio de Janeiro pelas 15h43 locais, perante o olhar de autoridades religiosas e civis, incluindo a presidente Dilma Rouseff. 

O voo papal, num Airbus A330 da Alitalia, tinha partido pelas 08h53 locais (menos uma em Lisboa), do Aeroporto de Fiumicino, Roma.

O Papa chegou ao Brasil após uma viagem de 11 horas e 9200 quilómetros e a cerimónia oficial de boas-vindas e os primeiros discursos vão decorrer dentro de aproximadamente uma hora, no Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, após um percurso em carro aberto pelas ruas da cidade.

A receção no aeroporto contou com a atuação de um coro de crianças, cantando ‘abençoa este povo que te ama”, em português, espanhol e inglês.

Francisco seguiu num veículo utilitário, com a janela aberta, para a catedral metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, onde estava o papamóvel, e foi rodeado por centenas de pessoas, ao longo da estrada, tendo mesmo chegado a ficar completamente parado no trânsito local.

Depois, um trajeto de cerca de 1,5 km levou Francisco até ao Theatro Municipal, antes de regressar ao primeiro veículo e partir de helicóptero para o encontro com as autoridades brasileiras.

“A decisão corresponde à vontade do Santo Padre de se aproximar, desde sua chegada, da população e atende, ainda, a questões logísticas ligadas ao deslocamento pela cidade”, revela uma nota oficial do Comité Organizador Local.

O Papa argentino não quis um papamóvel blindado para os encontros com a multidão, pelo que no Rio de Janeiro estão um jipe branco aberto, utilizado normalmente na Praça de São Pedro, e outro verde, como reserva.

Francisco vai ficar alojado na residência do Sumaré, da Arquidiocese do Rio, que já acolheu João Paulo II, primeiro Papa a visitar o país lusófono, seguido por Bento XVI em 2007. 

O Papa deslocou-se ao Brasil para participar na 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre entre terça-feira e domingo. 

A mudança de pontificado levou a que o programa tivesse novos elementos, como a peregrinação a Aparecida (São Paulo), a participação na reunião da comissão de coordenação da conferência geral do episcopado latino-americano (Celam), o encontro com jovens detidos, as visitas à favela de Varginha e a um hospital onde são tratadas dependências de álcool e drogas.

OC

Notícia atualizada às 21h40

[[v,d,,]]


Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top