JMJ2013: Visita do Papa ao Brasil aguardada com grande entusiasmo

Padre Pedro Alves, que está a acompanhar um grupo de jovens da Diocese de Vila Real, fala num «grande momento para o povo brasileiro»

Rio de Janeiro, Brasil, 22 jul (Ecclesia) – A chegada do Papa ao Rio de Janeiro, prevista para esta tarde, está a gerar grande expetativa não só entre os participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) mas também junto de todo o povo brasileiro.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o padre Pedro Alves, que está no Brasil a acompanhar sete jovens da Diocese de Vila Real, destaca a onda de entusiasmo que está a inundar as ruas, à medida que se aproxima a hora do encontro com Francisco.

“Já anda tudo em polvorosa, as ruas estão cheias de bandeiras, toda a gente anda com uma t-shirt das jornadas, com fotografias do Papa, não só os jovens”, sublinha o sacerdote.

Aquele responsável de Pastoral Juvenil teve oportunidade de participar também nas JMJ de 2011, que tiveram lugar em Madrid, e diz que o ambiente deste ano é “diferente”, as pessoas estão mais em comunhão com o evento.

“Acaba por se notar que é algo muito esperado e que será com certeza um grande momento para o povo brasileiro”, salienta.

Carlos Rodrigues é um dos jovens de Vila Real que vai marcar presença no maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica, entre terça-feira e domingo.

“Passar na Praia de Copacabana, que vai acolher a missa inaugural e a via-sacra, é ver todo um clima de festa, toda a gente circula à volta da praia a ver se já está tudo operacional”, descreve o peregrino de 27 anos.

Tal como uma boa parte dos 600 jovens portugueses inscritos nas JMJ2013, Carlos já está no Brasil há alguns dias, a participar na Semana Missionária, iniciativa que antecede as jornadas.

A primeira noite – confidencia – foi passada com “uma família de acolhimento, junto à Praia de Copacabana” e deu para notar que “o povo quer ver o Papa aqui” e tem “vontade de o abraçar”, de abrir os braços para o acolher, “como o Cristo Redentor no alto do Corcovado”.

De acordo com o mesmo jovem, os receios relacionados com possíveis manifestações populares contra as JMJ, motivadas pelos alegados gastos excessivos da organização, são até agora completamente infundados.

“Falavam de um Brasil inseguro, até agora não nos sentimos ameaçados pelo quer que seja, sentimo-nos bem”, sublinha.

Francisco vai chegar ao Brasil após uma viagem de mais de 11 horas e 9200 quilómetros, pelas 16h00 locais (mais quatro em Lisboa); a cerimónia oficial de boas-vindas e os primeiros discursos vão decorrer uma hora depois, no Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A viagem, que se prolonga até domingo, tem passagem pelo Santuário de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, e prevê a participação do Papa nos atos centrais da JMJ 2013.

LS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top