JMJ 2013: Jovens portugueses vão acolher símbolos das jornadas

Cerimónia vai decorrer na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, réplica brasileira do santuário mariano da Cova da Iria

Rio de Janeiro, Brasil, 18 jul 2013 (Ecclesia) – Os jovens portugueses que já se encontram no Brasil para tomarem parte nas jornadas mundiais da juventude vão hoje participar na cerimónia de acolhimento dos símbolos do encontro, a cruz e o ícone de Nossa Senhora.

De acordo com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), a celebração vai ter lugar na “Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, réplica do santuário mariano de Portugal”, e será presidida pelo “arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta”.

A seguir ao almoço, os jovens lusos “vão ter a oportunidade de visitar” uma exposição intitulada ‘A Herança do Sagrado’, com 105 peças da autoria de alguns dos mais proeminentes artistas italianos, como Leonardo da Vinci, Ticiano Vecelli e Guido Reni. 

Esta mostra, disponível no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, engloba diversas “obras-primas” da Santa Sé e de vários museus italianos, e é considerada a grande atração cultural da edição deste ano das Jornadas Mundiais da Juventude.

Os portugueses estão hospedados no Arouca Barra Club onde vão permanecer estes primeiros dias para preparar as JMJ, com a Semana Missionária.

Hoje, vão acolher o arcebispo Orani Tempesta, bem como os bispos e padres da localidade.

O maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica, que vai decorrer entre 23 e 28 de julho, deverá contar este ano com cerca de dois milhões de participantes, segundo as expetativas do Comité Organizador Local.

No que diz respeito à comitiva portuguesa, são esperados cerca de 500 jovens, mais de 60 voluntários e ainda 9 bispos, que vão inclusivamente animar algumas das catequeses do evento.

Muitos grupos portugueses já chegaram ao Rio de Janeiro para integrarem a “Semana Missionária” que antecede as jornadas.

O DNPJ destaca o entusiasmo e a animação que os jovens lusos têm revelado – apesar das “muitas horas de voo e do “cansaço” da viagem, eles mostram-se preparados para “arregaçar as mangas e peregrinar”.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

DNPJ/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top