Juventude: ‘Magis’ a pré-jornada mundial da juventude dos Jesuítas

Rio de Janeiro, Brasil, 15 jul 2013 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus promove o ‘MAG+S’, uma iniciativa que “faz parte de um processo de reflexões” e que pretende preparar a Juventude Inaciana a participarem em plenos nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Este encontro, promovido desde 1997, pretende ser “uma experiência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária de jovens”, explicam os Jesuítas.

A Companhia convida os jovens, de diferentes origens, a peregrinar pelo mundo, pelas fronteiras, “dentro de si” e com o próximo.

“Este peregrinar tem Cristo como guia, a humanidade como destinatária de amor e o mundo como lugar do seguimento”, assinala a organização.

Nos dias dos encontros, os participantes são desafiados, em mais de 80 iniciativas, a partilhar, a celebrar, a encantar, a comprometer-se e a transformar o mundo onde realizam a experiência de serem Cristãos.

A palavra latina ‘Magis’, “muito utilizada por Santo Inácio de Loiola”, significa “o mais, o maior, o melhor” e impele a experimentar sempre mais em relação a algo que já fizemos ou vivemos por parte “de alguém que nunca está satisfeito com a realidade existente”, revelam.

“A própria vida de Inácio foi um peregrinar em direção ao magis, à sempre maior glória de Deus, ao serviço mais fiel dos pobres, ao bem mais universal”, acrescentam os Jesuítas.

Desde a primeira edição, que antecedeu a JMJ de Paris, na França, este encontro funciona como pré-jornada, “sendo uma das maiores, em termos de dias e de mobilização de jovens”.

Os peregrinos, que participam no ‘Mag+s’, são enviados para diferentes realidades brasileiras – geográficas, culturais, sociais – onde vão experimentar e partilhar a vida das comunidades locais: “a questão social, a ambiental, a cultural, a espiritual, a educacional, a étnica, a urbana, a rural, e muitas outras”.

Desta vivência, pretende-se que os peregrinos de 52 países sejam “presença significativa no mundo”.

Os idiomas oficiais da 7ª edição são o português, o espanhol e o inglês.

O MAG+S, deste ano, é organizado pelas províncias jesuítas do Brasil, e de outros países da América Latina, com congregações religiosas de espiritualidade inaciana e grupos laicos.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top