Lisboa: Patriarca diz que transmissão da fé passa por «testemunho de vida» e atenção aos pobres

Diocese publicou programa e calendário para o ano pastoral 2013-2014

Lisboa, 15 jul 2013 (Ecclesia) – O novo patriarca de Lisboa considera que a transmissão da fé católica exige o “testemunho de vida” dos membros da Igreja e atenção particular a quem está em necessidade.

“Vivemos um tempo em que esta comprovação solidária e caritativa da fé é sobremaneira indispensável. Quase nada faremos de credível se não respondermos diretamente às necessidades e urgências que nesse sentido se colocam dentro e fora das comunidades cristãs”, escreve D. Manuel Clemente, na introdução ao programa e calendário para o ano pastoral 2013-2014.

O texto foi hoje divulgado na edição online do jornal diocesano, ‘Voz da Verdade’.

As orientações do novo patriarca recordam a nota que a Conferência Episcopal Portuguesa publicou em abril, com linhas de ação para “promover a renovação da pastoral da Igreja em Portugal”, e apelam à transmissão da fé “pelo testemunho de vida e pela palavra”.

“O testemunho que damos tem de ser sem disfarces e sem estratégias, humilde, atento, comovido, próximo e acolhedor, que deixe ver, à imagem de Jesus Bom Pastor, uma Igreja que não se fecha sobre si, mas que sai de si, para o átrio deste mundo que Deus ama”, precisa.

O patriarca aborda o tema escolhido para o próximo ano pastoral, ‘A fé atua pela caridade’.

“Atuemos então a fé pela caridade. Cristo não fez outra coisa, dando gesto, rosto e figura ao amor de Deus neste mundo. Isso mesmo quer fazer agora, através do seu corpo eclesial, como o tem no Patriarcado de Lisboa”, refere D. Manuel Clemente.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top