Santarém: Bispo alerta padres para uma pastoral de conjunto

Santarém, 29 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Santarém considera que ser cristão “não pode limitar-se a uma tradição cultural, a uma sabedoria doutrinal, a uma moral ou património de valores”.

Na homilia da Missa Crismal desta Quinta-feira Santa, D. Manuel Pelino disse que ser cristão “deve tornar-se o desenvolvimento de uma experiência interior de comunhão com Deus por Cristo e com força do Espírito Santo”.

Na celebração do ano da fé, a Missa Crismal convida os cristãos a aprofundar a “identidade cristã como existência marcada pela unção do Espírito Santo que habita em nós e nos fortalece com a força do alto”.

Um padre “não pode agir sozinho nem estar só” e para exercer com “alegria e entusiasmo” o ministério e “vencer a solidão, precisa de cultivar a união profunda com Deus, a integração na comunidade cristã e a amizade amadurecida com outros membros do presbitério”, sublinhou o bispo de Santarém na sua homilia da Missa Crismal.

Aos padres, D. Manuel Pelino alertou também estes não devem carregar sozinhos “a responsabilidade da missão pastoral da comunidade”.

A missão do ministério ordenado “não é absorver os carismas e serviços pastorais da comunidade mas descobrir os carismas escondidos, chamar colaboradores e delegar responsabilidades”, finalizou

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR