Quaresma: Cardeal-patriarca destaca importância da Palavra de Deus para «o verdadeiro discernimento da vida»

D. José Policarpo apresentou a sua segunda catequese dedicada ao tempo litúrgico de preparação para a Páscoa

Lisboa, 25 fev 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa realçou este domingo a importância da “fidelidade” à leitura da Palavra de Deus, porta de entrada para o “dom da fé” e para “o verdadeiro discernimento dos acontecimentos e da vida”.

Na sua segunda catequese quaresmal, apresentada na Sé diocesana e disponibilizada através da internet, D. José Policarpo salientou que a “verdade revelada” por intermédio das Escrituras “manifesta ao homem o amor” de Deus e dá-lhe ao mesmo tempo “a força para responder com amor”.

“Escutar a Palavra é uma graça que prepara o homem para a resposta, ajudando-o a vencer hesitações e obstáculos”, salientou o cardeal-patriarca, numa reflexão baseada em documentos do Concilio Vaticano II (1962-1965) como a constituição dogmática “Dei Verbum”, sobre a “revelação divina”.

De acordo com D. José Policarpo, a fé humana manifesta-se através da adesão à Palavra e com a ajuda do Espirito Santo, pois “só com as suas forças naturais”, o homem “não poderá compreender completamente a verdade revelada por Deus e que é uma dimensão mais profunda da verdade manifestada na criação”.

Enquanto fio condutor para a fé, o Espirito Santo ajuda cada homem a “mergulhar mais profundamente” no seu “sentido de pertença à Igreja” e ao mesmo tempo permite-lhe identificar os “caminhos da verdade, do amor, do verdadeiro discernimento dos acontecimentos e da vida”.

A fé é, por conseguinte, um “dom” que marca o início de uma caminhada” à volta da “beleza” e da “novidade do homem novo”, chamado a “aprofundar progressivamente a sua intimidade com Deus e a amar os irmãos”, apontou D. José Policarpo, lembrando que esta “peregrinação” só termina com a “vida eterna”.

Até ao dia 24 de março, Domingo de Ramos, D. José Policarpo vai proferir mais quatro catequeses quaresmais, numa iniciativa ligada ao programa “Acreditar com o Concílio”, promovido pelo Patriarcado.

As sessões, que decorrerão sempre na Catedral de Lisboa, às 18h00, têm como principais objetivos ajudar os católicos a viverem mais intensamente do Ano da Fé proposto por Bento XVI, que se prolonga até 24 de novembro.

Ao mesmo tempo, o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pretende encorajar os crentes a uma leitura atenta dos textos conciliares, escritos há meio século mas ainda hoje se assumem como “depósito de fé”.

Além de uma emissão em direto disponibilizada através do Meo Kanal, quem quiser poderá acompanhar os eventos na internet, através das páginas do portal Sapo e do Patriarcado.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top