Documentos conciliares transmitem uma «visão completa da fé católica», disse D. José Policarpo na sua primeira catequese quaresmal
Lisboa, 18 fev 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa dedicou este domingo a sua primeira catequese para a Quaresma 2013 ao Ano da Fé e ao 50.º aniversário do Concílio Vaticano II, recentemente assinalado.
Numa iniciativa aberta aos fiéis, na Sé Patriarcal, e transmitida em direto no canal 210021 do Meo Kanal, D. José Policarpo destacou o último grande encontro de representantes eclesiásticos da Igreja Católica (1962-1965) como uma “experiência de fé”, que permitiu colocar “à disposição” das comunidades um conjunto de obras essenciais ao seu desenvolvimento.
“Nesses textos encontramos uma visão completa da fé católica, na sua simplicidade, na sua densidade envolvendo toda a existência do Homem, inclusivamente o sentido do Universo e da história humana”, sustentou o cardeal-patriarca, referindo-se a documentos como a constituição pastoral “Gaudium et Spes”, dedicada à relação da Igreja com o mundo.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu que as “verdades da fé”, contidas nos textos conciliares, “são um desafio à inteligência e à liberdade” das pessoas e servem de guia a um “mundo que, no fundo, anseia” pela “revelação do amor de Deus”.
As seis catequeses quaresmais que D. José Policarpo vai proferir até dia 24 de março, Domingo de Ramos, estão ligadas ao programa “Acreditar com o Concílio”, promovido pelo Patriarcado.
Esta iniciativa tem como principais objetivos ajudar os católicos a viverem mais intensamente do Ano da Fé proposto por Bento XVI, que se prolonga até 24 de novembro, e ao mesmo tempo encorajar todos os crentes a uma leitura atenta dos textos conciliares, escritos à meio século mas ainda hoje se assumem como “depósito de fé”, sublinha o cardeal-patriarca.
Os encontros na Catedral, nos próximos cinco domingos antes da Páscoa, sempre às 18h00, serão seguidos pela oração da hora litúrgica de Vésperas, presidida por D. José Policarpo.
Além da emissão disponibilizada através do Meo Kanal, quem quiser poderá acompanhar os eventos através da Internet, nas páginas do portal Sapo e do Patriarcado.
Na sua primeira catequese, o cardeal-patriarca de Lisboa recordou ainda aos fiéis a importância de cultivarem uma forte “adesão a Cristo”, pois só ele detém a chave que permite desvendar o “resto do mistério” de Deus.
“Não se trata de acreditar numa qualquer ideia de Deus veiculada pela cultura, acreditar é sempre escutar o Senhor, unir-se à pessoa de Jesus que é Palavra de Deus na totalidade da sua existência e do seu ministério, é ele que nos levará ao Pai e nos fará mergulhar na insondável comunhão de vida e de amor com as pessoas divinas, concluiu.
JCP