Braga: Arcebispo oferece dinheiro que recebeu de presente pelos 25 anos de ordenação episcopal

Instituições da arquidiocese recebem quase 50 mil euros, correspondentes à coleta realizada num conjunto de paróquias

Braga, 01 fev 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga anunciou que vai oferecer quase 50 mil euros a instituições da arquidiocese, verba correspondente à totalidade do dinheiro que recebeu como presente pelos 25 anos de ordenação episcopal, celebrados em janeiro.

Em nota publicada no site da arquidiocese, D. Jorge Ortiga refere que recebeu “variados objetos e doces regionais” e uma “ovelhinha”, bem como 49 641,55€, correspondentes à coleta realizada num conjunto de paróquias.

O prelado refere ter conhecimento de que “houve renúncia a coisas necessárias para a vida de algumas pessoas e carências das comunidades”.

“Rezo para que Deus a todos recompense e informo que destinarei a totalidade desta oferta monetária para causas que estimo”, revela o também responsável ao nível do episcopado pela coordenação dos organismos de ação social da Igreja Católica.

A Casa Sacerdotal da arquidiocese vai receber 20 mil euros, “para que os sacerdotes, doentes ou de idade avançada, continuem a usufruir dum fim de vida sereno e com qualidade”, refere D. Jorge Ortiga, acrescentando que “tudo” fará “para que nada lhes falte”.

Para o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, “que enfrenta muitos encargos”, são oferecidos 14 820,77 €.

“A alma mariana do povo da Arquidiocese, não esquecendo outros santuários, tem aqui um carinho particular. Também a Senhora do Sameiro significa, para mim, uma devoção que me acompanha desde a infância”, assinala o arcebispo primaz.

A mesma quantia é dirigida ao ‘Fundo Partilhar com Esperança’, “que tem sido resposta a situações sociais variadíssimas”: “Se me sinto unido a todos os Arquidiocesanos, os mais pobres ou carenciados merecem-me um carinho muito particular. Nunca deixarei de pensar neles”, salienta D. Jorge Ortiga.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top