Ambiente Ecclesia

A interatividade gerada pelas redes de informação não existe apenas para reagir, para comentar, mas para ser fonte de informação

O ambiente digital recria, a cada instante, a comunicação. Diante da diversidade de meios, pluralidade de códigos e variedade de suportes e ferramentas, a escolha do “mensageiro” acontece a partir do destinatário, do formato que melhor desperta o interesse pela mensagem que se pode ler ou ver ou ouvir. Melhor: ler e ver e ouvir…

A esta circunstância, a novidade de uma outra, não menos importante: a comunicação acontece a partir do que é produzido pelo leitor, pelo consumidor da comunicação. A interatividade gerada pelas redes de informação não existe apenas para reagir, para comentar, mas para ser fonte de informação.

E acrescente-se ainda uma terceira, de natureza porventura mais subjetiva, valorizada pelo Papa Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, hoje tornada pública: “Uma comunicação eficaz, como as parábolas de Jesus, necessita do envolvimento da imaginação e da sensibilidade afetiva daqueles que queremos convidar para um encontro com o mistério do amor de Deus”.

A Agência ECCLESIA tem presentes as três premissas enunciadas quando debate estratégias de comunicação, define planos e destina meios e recursos. Por isso, fez migrar para o digital

este semanário, dando assim mais um passo na história de uma publicação que remonta aos anos 60 e que conheceu já diferentes formatos e sobretudo várias perspetivas editoriais. Hoje o Semanário ECCLESIA é um meio de distribuição de notícias, de proposta de análise aos acontecimentos da sociedade e de aproximação da redação a cada pessoa que participa nesta rede de comunicação. É também uma plataforma onde se podem criar sinergias entre instituições, divulgar projetos e iniciativas relevantes para cada tempo e mostrar as notícias, dar a conhecer o rosto de cada pessoa, de grupos e estruturas que participam, nos mais variados contextos, naquela parábola que hoje a comunicação social é desafiada a contar. 

Um desafio que a Agência ECCLESIA quer cumprir, num trabalho em equipa e em permanente interligação entre a produção de conteúdos para a agência de notícias, o programa de rádio e os programas de televisão, as três expressões da presença da Igreja Católica em Portugal nos media, da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Depois, outro desafio surgirá, mais e melhor criatividade será preciso descobrir e novas ferramentas aparecerão como um ambiente de comunicação, o ambiente Ecclesia.

Entretanto, a interatividade e a participação de toda a comunidade na produção de conteúdos, na redação de notícias é uma meta para curto prazo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top