Ecumenismo: Papa encerra Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Bento XVI vai rezar com representantes de Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana

Cidade do Vaticano, 25 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI assinala hoje o fim da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com uma oração ecuménica na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma.

A celebração, para a qual estão convidados representantes de todas as Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana, tem início marcado para as 17h30 locais (menos uma em Lisboa).

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

O texto original do material do oitavário de 2013 foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia (SCMI – Student Christian Movement of India), com a consultoria da Federação de Universidade Católica de toda a Índia (AICUF) e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia (NCCI).

“No processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana de Oração, ficou decidido que, num contexto de grande injustiça em relação aos dalits (párias) na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não pode estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres entre os pobres”, assinala a introdução publicada na página do Vaticano.

A nível nacional, a iniciativa termina com uma celebração ecuménica em Coimbra às 21h00, com a participação de D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, e D. Virgílio Antunes, bispo local, esperando-se a presença de fiéis e ministros de outras Igrejas cristãs.

As principais divisões entre comunidades cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top