www.taize.fr
O sítio que esta semana sugerimos vem ao encontro da data que acabamos de passar, precisamente o final de ano. Como é sabido, desde alguns anos que a comunidade ecuménica de Taizé (França) no final de cada ano organiza um encontro europeu de jovens nas mais variadas cidades. Desta feita, para o trigésimo quinto encontro os jovens foram convidados a se deslocarem à cidade eterna onde foram acolhidos por famílias e comunidades religiosas da região, católicas e das diferentes Igrejas presentes em Roma.
Assim, propomos uma visita ao sítio da comunidade onde iremos encontrar um sem número de conteúdos disponíveis em várias línguas, entre as quais o português.
Permitam então esta sugestão de navegação neste fabuloso sítio: primeiro podemos parar nos conteúdos sobre o encontro de Roma, onde por exemplo podemos ler as mensagens que algumas personalidades mundiais endereçaram aos jovens lá reunidos (desde o papa Bento XVI, ao secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon, ao patriarca ortodoxo Bartolomeu de Constantinopla, ao arcebispo de Cantuária, Rowan Williams e ao presidente da conselho europeu, Herman van Rompuy).
Ainda dentro do mesmo item podemos vislumbrar as fotografias do encontro e claro está a mensagem do irmão Alois, com uma forte componente meditativa indo de encontro ao Filho de Deus que se fez homem.
Passando depois aos conteúdos usuais do sítio, encontramos um enorme manancial de informação, sendo necessárias várias horas para os conhecermos minimamente.
Desde os escritos do irmão Roger, passando por guias de orientação para se fazer a oração comunitária com textos e músicas interessantíssimos. Podemos ainda aceder a um dos mais agradáveis tópicos, intitulado “as fontes da fé”, onde são colocados artigos sobre os pontos e razões fundamentais da fé, bem como as reflexões bíblicas que diariamente são proferidas a meio do dia em Taizé, também em formato podcast. Por último além da possibilidade de adquirirmos online material relacionado com a comunidade (livros, CD, DVD) temos ainda informações de como podemos chegar a esse bonito e paradisíaco local de França.
Aqui fica a sugestão de um sítio diferente, agradável e com um elevado sentido de Deus. Quem sabe, pode muito bem ser o mote para seguirmos regularmente este espaço virtual neste novo ano que agora se inicia.
Fernando Cassola Marques