Comunidade de Vida Cristã quer alargar iniciativa aos cinco dias úteis da semana
Lisboa, 30 nov 2012 (Ecclesia) – A Comunidade de Vida Cristã (CVX) propõe às quartas-feiras vinte minutos de oração em Lisboa, onde não havia a oferta “de um ponto de encontro com Deus à hora do almoço, no meio da rotina e do trabalho”.
“Sentimos falta de um momento de paragem, silêncio e espiritualidade”, contou hoje à Agência ECCLESIA a presidente da Comunidade Regional Sul da CVX, Ana Melo, ao referir-se à origem do projeto ‘Oração na Cidade – Abre um parêntesis no teu dia’.
O encontro começa com música ambiente, antecedendo a leitura de um dos textos bíblicos proclamados nas missas do dia, seguindo-se a apresentação de três propostas de oração baseadas no trecho escutado, intercaladas com espaços de silêncio.
A oração começa às 13h10 na Capela de Santo António das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, ao Campo Pequeno, e termina às 13h30, depois da recitação do Pai-nosso.
A iniciativa que começou em maio, ainda “em teste”, e foi retomada em outubro após interrupção nas férias de verão, conta habitualmente com a participação de 20 pessoas que, segundo a responsável, “gostam muito” da oração.
A bióloga de 40 anos sublinha que a Comunidade de Vida Cristã deseja alargar a iniciativa a todas “as pessoas que queiram aproximar-se de Deus”, e ao mesmo tempo envolver outros organismos católicos, para que a oração seja “uma experiência de Igreja e comunhão”.
“Os grupos que compõem a CVX são responsáveis pela oração da quarta-feira, mas gostaríamos que mais movimentos assumissem a preparação nos restantes dias úteis da semana, de acordo com o carisma de cada um”, explicou.
A CVX é uma comunidade mundial de leigos baseada na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador dos Jesuítas.
RJM