Solidariedade: Associação fundada em Portugal financia diocese cabo-verdiana de Mindelo

Lisboa, 04 out 2012 (Ecclesia) – Um grupo de amigos de D. Ildo Fortes, bispo de Mindelo, fundou em Portugal a associação sem fins lucrativos “Solidaritas”, que visa financiar e fortalecer os laços espirituais e culturais com a diocese cabo-verdiana.

A associação, que remonta a 3 de abril de 2011, dia em que D. Ildo Fortes foi ordenado bispo, pretende ajudar o prelado na “missão complicada” de estar à frente da diocese, explicou à ECCLESIA o presidente da ‘Solidaritas’, Tiago Líbano Monteiro.

[[v,d,3467,]]O primeiro pedido que D. Ildo Fortes dirigiu à associação foi ajudar a financiar a formação de seminaristas da diocese, que é feita em Portugal: “O custo é muito elevado e o povo de Cabo Verde não tem possibilidade de o pagar esse valor”, referiu o responsável.

A diocese sediada na ilha de São Vicente “tem muita falta de meios financeiros” para fazer frente às necessidades de evangelização, como é o caso das “inúmeras igrejas” que há para construir, disse D. Ildo Fortes, que enquanto seminarista foi formado no Patriarcado de Lisboa, onde exerceu o ministério sacerdotal antes de ser ordenado bispo.

A Associação Cristã de Solidariedade com a Diocese de Mindelo, apresentada no mês de setembro em Lisboa, procura também ajudar os seminaristas cabo-verdianos a integrarem-se na realidade portuguesa durante a formação.

PTE/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top