Itália: Bento XVI no Santuário de Loreto

Papa repete viagem realizada há 50 anos pelo Beato João XXIII, uma semana antes do início do Concílio Vaticano II

Loreto, Itália, 04 out 2012 (Ecclesia) – Bento XVI visita hoje o Santuário de Loreto, dedicado à Virgem Maria, 50 anos depois de o Beato João XXIII ter feito a mesma viagem uma semana antes da abertura do Concílio Vaticano II, a 4 de outubro de 1962.

De acordo com uma antiga tradição, que segundo a agência de notícias do Vaticano “é comprovada por pesquisas históricas e arqueológicas”, o santuário situado 280 km a nordeste de Roma guarda a casa onde a mãe de Jesus nasceu, em Nazaré, atual Israel.

Foi nessa habitação que, segundo a Bíblia, ocorreu a Anunciação, quando um anjo revelou a Maria que tinha sido escolhida por Deus para conceber Jesus e ela anuiu ao desígnio divino.

A viagem iniciou-se às 09h00 locais (08h00 em Lisboa), com uma deslocação de 60 minutos em helicóptero desde o Vaticano ao Centro João Paulo II, em Montorso, onde o Papa foi acolhido por representantes religiosos e políticos, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

Bento XVI deslocou-se depois ao santuário local “para adorar o Santíssimo Sacramento e rezar junto da Virgem de Loreto”, após ter sido recebido pelo ministro geral da Ordem dos Capuchinhos, padre Mauro Joehri.

A visita prossegue neste momento com a celebração da missa na Praça de Nossa Senhora de Loreto, terminando às 17h00, hora local, com o regresso ao Vaticano.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top