Verbitas: Responsável português no governo geral da congregação religiosa

Roma, 06 jul 2012 (Ecclesia) – O responsável pela província portuguesa dos Verbitas, padre José Antunes da Silva, foi hoje eleito conselheiro do governo geral da congregação.

O sacerdote integra assim a equipa do novo superior geral dos Missionários do Verbo Divino, padre Heinz Kulüke, eleito durante o 17.º Capítulo Geral do instituto a decorrer na cidade italiana de Nemi, próxima de Roma, até ao próximo dia 15.

Os 125 participantes na reunião magna elegeram como vice-superior geral o padre Roberto Kisala, nascido nos Estados Unidos da América.

Bento XVI vai fazer na segunda-feira uma visita privada à casa onde decorre o Capítulo Geral, dado que o espaço recebeu o então jovem Joseph Ratzinger em 1964, durante os trabalhos do Concílio Vaticano II (1962-1965), nos quais tomou parte na qualidade de perito.

A Congregação dos Missionários do Verbo Divino, fundada em 1875 na Holanda pelo padre alemão Santo Arnold Janssen, chegou a Portugal em 1949, estando hoje presente em Lisboa, Fátima, Guimarães, Almodôvar, Nisa e Tortosendo, a primeira comunidade.

Os Verbitas, que contam com seis mil membros de mais de 50 nacionalidades, dedicam-se “sobretudo aos pobres e marginalizados” e trabalham preferencialmente “onde o Evangelho ainda não foi anunciado ou o foi de forma insuficiente e onde a Igreja local não pode valer-se a si mesma”, refere o site da congregação.

RJM/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR