Viseu: Diocese dedica novo plano pastoral ao domingo enquanto dia privilegiado de fé e de festa

Lisboa, 02 jul 2012 (Ecclesia) – O plano pastoral da Igreja Católica de Viseu para 2012 – 2013 vai ser dedicado ao domingo enquanto dia privilegiado de “celebração da fé” e tempo de “festa” para as famílias e comunidades.

Em comunicado publicado hoje na página da Diocese na internet, pode ler-se que o programa para o próximo ano, que se iniciará em setembro, “foi elaborado com propostas dos diferentes Secretariados Diocesanos e do Departamento dos Bens Culturais”.

O tema proposto vem reforçar o desafio deixado pelo bispo de Viseu no início de junho, altura em que D. Ilídio Leandro convidou os fiéis a avaliarem a “qualidade” da sua vivência cristã e a assiduidade à eucaristia dominical.

“O que temos feito da Páscoa de Jesus, transmitida pela Igreja e celebrada, cada domingo, na Eucaristia? Como temos vivido e cumprido a nova Aliança, que Jesus celebra e renova connosco, sempre que participamos na Sua Páscoa?”, questionava D. Ilídio Leandro, na celebração da solenidade do Corpo de Deus.

O tema do novo ano pastoral diocesano foi definido este domingo, durante uma assembleia de animadores de grupos sinodais.

Todas as iniciativas pretendem dar continuidade à “jornada sinodal que se iniciou há dois anos” e que vai prosseguir até 2015, com o objetivo de contribuir para a renovação do espírito de missão das comunidades locais.

A primeira fase do sínodo tem sido dedicada ao estudo das constituições do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Depois de terem refletido sobre a revelação de Deus e a evangelização, através da constituição “Dei Verbum”, os grupos pré-sinodais vão agora debruçar-se sobre a situação da Igreja no mundo e a dimensão solidária, com a ajuda do texto “Sacrosanctum Concilium”.

O documento conciliar vai ser “estudado após as férias deste verão, a partir de um texto de apoio que está a ser terminado”, adianta o gabinete de imprensa da Diocese de Viseu.

Os sínodos diocesanos são assembleias consultivas destinadas a discutir questões importantes das Igrejas particulares.

GIDV/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top