Viseu: Projeto de informatização do inventário/catálogo dos bens culturais

Viseu, 18 mai 2012 (Ecclesia) – A responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, apresentou, esta quinta-feira, aos jornalistas o projeto de informatização do Inventário/Catálogo dos Bens Culturais da Diocese.

No encontro de D. Ilídio Leandro com a comunicação social para apresentar a mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais e falar sobre assuntos relativos à Diocese de Viseu, a responsável por este setor realçou que o inventário/Catálogo “ficará acessível, através das novas tecnologias de comunicação, para a generalidade da população, embora sem referência à localização das peças, para não facilitar a vida aos larápios que frequentemente assaltam igrejas e roubam peças de arte sacra”, sublinha o site da diocese de Viseu.

Entregando aos jornalistas um pequeno dossiê informativo sobre o projeto, Fátima Eusébio referiu que o trabalho agora iniciado irá ser financiado através de “uma candidatura aos fundos comunitários, que pagarão 5 técnicos superiores, que procederão ao inventário e estudo do Património Religioso”.

O projeto – arrancou no início do mês e prolonga-se por dois anos – prevê também “sensibilização da população e dos cuidadores do património para uma postura de grande vigilância e cuidadosa salvaguarda do património religioso”, realça.

O Arquivo Histórico da Diocese irá também ser beneficiado com este trabalho, sendo um dos técnicos da área de Arquivo, que irá acompanhar os colaboradores locais que, em cada paróquia, se dedicarão a introduzir os dados no sistema.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top