Fátima, Santarém, 23 abr 2012 (Ecclesia) – Cerca de mil pessoas participaram este sábado e domingo na Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino que decorreu em Fátima, revela um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O encontro reuniu religiosos do Verbo Divino (Verbitas), das Servas do Espírito Santo e leigos associados à espiritualidade destes institutos missionários católicos.
O programa incluiu a apresentação do livro “Dois Rostos Uma Missão”, sobre Hendrina e Helena, que estiveram na origem das Missionárias Servas do Espírito Santo e das Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.
A Congregação dos Missionários do Verbo Divino, fundada em 1875 na Holanda pelo padre alemão Santo Arnold Janssen, chegou a Portugal em 1949, estando hoje presente em Lisboa, Fátima, Guimarães, Almodôvar, Nisa e Tortosendo, a primeira comunidade.
Os Verbitas, que contam com seis mil membros de mais de 50 nacionalidades, dedicam-se “sobretudo aos pobres e marginalizados” e trabalham preferencialmente “onde o Evangelho ainda não foi anunciado ou o foi de forma insuficiente e onde a Igreja local não pode valer-se a si mesma”, refere o site da congregação.
RJM