Portugal: Escuteiros celebram patrono mundial

Atividades vão reunir cerca de 20 mil participantes

Lisboa, 21 abr 2012 (Ecclesia) – Mais de 20 mil escuteiros portugueses vão celebrar o seu patrono mundial do escutismo – São Jorge – com várias atividades lúdicas e formativas entre hoje e amanhã, bem como nos dias 27, 28 e 29.

Com o tema ‘Jorge, o velho Sábio’, cerca de cinco mil escuteiros da região do Porto vão realizar hoje diversas tarefas na cidade de Matosinhos.

Os lobitos, a 1ª secção do escutismo, vão ter várias atividades com a vida numa quinta agrícola e “como se fazem plantações” e “irão recolher rolhas de cortiça”, disse à Agência ECCLESIA Teresa Oliveira Santos, do departamento de comunicação do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da Região do Porto.

Os caminheiros, última secção do CNE, vão andar pela cidade de Matosinhos com “carrinhos de compras a recolher alimentos para oferecer à Cáritas do Porto”, sublinhou.

O programa começa com a eucaristia celebrada pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, no parque de estacionamento junto à Igreja do Senhor de Matosinhos.

Este domingo, a região de Lisboa do CNE vai juntar-se em Peniche, numa atividade com o tema «A vida de Maria, Mãe dos Escutas».

Nesse dia, 8000 escuteiros participarão na celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, no espaço da Ribeira Velha, e depois nas diversas atividades para as quatro secções que “irão decorrer em diversos locais da cidade”, anuncia um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No mesmo dia também a região de Viana do Castelo celebrará o dia de São Jorge com atividades a decorrer no Campo d’ Agonia – Monserrate e estão inscritos “cerca de 800 escuteiros”, disse João Lima de Abreu, do departamento de comunicação daquela região do CNE.

Uma “refeição medieval dos tempos de São Jorge”, “aulas de história práticas”, jogos e ações formativas ocuparão os escuteiros daquela região minhota.

As comemorações do dia do patrono prosseguem no fim de semana seguinte com atividades nas regiões de Setúbal, Coimbra, Santarém, Madeira e Aveiro.

Nos próximos dias 27, 28 e 29, sob o tema «Trilhos diferentes, um mesmo destino» a região de Setúbal comemora, em Vila Nogueira de Azeitão, juntando mais de 3.000 escuteiros.

Após um sábado de atividades em secção, estas comemorações encerram no dia seguinte com o festival da canção e eucaristia.

No dia 29, também as regiões de Santarém e Aveiro juntam também os seus escuteiros para celebrar o dia de São Jorge.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR