Papa enviou mensagem aos participantes na 20ª Peregrinação da Túnica Sagrada
Lisboa, 14 abr 2012 (Ecclesia) – Bento XVI dirigiu-se aos participantes na 20ª Peregrinação da Túnica Sagrada, esta sexta-feira, na diocese alemã de Tréveris, apelando à unidade dos cristãos e à abertura de coração para a “conversão” junto de Deus.
A mensagem do Papa, publicada hoje pela Rádio Vaticano, foi transmitida aos fiéis pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e enviado pontifício para o evento, que este ano tem uma forte componente ecuménica, contando com a participação de protestantes e ortodoxos.
Indo ao encontro do lema da Peregrinação, “Reconduz à unidade aquilo que foi dividido”, Bento XVI sublinhou a importância dos cristãos “não permanecerem isolados” mas “crescerem juntos na fé, na oração e no testemunho”.
O Papa apontou ainda a “constante disposição” para a “conversão” e a “humildade” como uma das principais características para a Igreja continuar a ser “discípula” de Cristo.
Milhares de fiéis acorreram à diocese mais antiga da Alemanha para participarem no lançamento das cerimónias, que marcam também o 500.º aniversário da primeira exposição da túnica que terá sido usada por Jesus no dia em que foi crucificado.
Tal como em 1512, os peregrinos que acorreram a Tréveris aclamaram a exposição da relíquia, sob o repicar dos sinos da Catedral.
RV/JCP