Igreja/Cultura: «Dar Corpo à Graça» em enconto entre fé e arte

Simpósio promovido pelo Centro Académico de Braga reúne teólogos, escultores e escritores

Braga, 21 abr 2012 (Ecclesia) – Artistas e pensadores reúnem-se hoje em Braga, no auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, para o simpósio «Fé e Arte – Dar Corpo à Graça».

Pierangelo Sequeri, Marko Rupnik, Alberto Carneiro, Jacinto Lucas Pires, Joana Providência, Sérgio Azevedo, Maria Luísa Carles, João Seabra, Carlos de Pontes Leça e Nuno Carinhas serão alguns dos oradores desta iniciativa promovida Centro Académico de Braga e pelo Seminário Conciliar daquela cidade, anuncia o programa enviado à Agência ECCLESIA

Se, no passado, fé e arte andaram normalmente de braços dados, atualmente a “fé parece estar a ficar um pouco «fora de moda» e esse divórcio nota-se, também, nas próprias igrejas: a estatuária, a música, os textos, os gestos. Nota-se um certo empobrecimento nas nossas formas de dizer e viver a fé, na sua dimensão artística”, lê-se no site da iniciativa.

O encontro serve também para “ouvir o que grandes artistas têm a dizer sobre a sua experiência de tentar modelar uma obra segundo o desejo de descobrir algo profundamente bom e importante para a vida humana”, sublinha a organização.

Para além de duas conferências, o encontro quer promover “autênticas conversas entre artistas, em tom de partilha sobre o que pensam, vivem e esperam acerca do tema «Dar Corpo à Graça»”.

O dia culminará com a visita à Capela Árvore da Vida, no Seminário Maior de Braga, vencedora do prémio de arquitetura ArchDaily 2011.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top