Viagem para promulgação da Exortação Apostólica Pós-sinodal para o Médio Oriente termina com missa em Beirute
Cidade do Vaticano, 09 abr 2012 (Ecclesia) – O Vaticano confirmou que o Papa Bento XVI vai realizar uma visita apostólica ao Líbano de 14 a 16 de setembro.
O anúncio foi feito este domingo através de notas oficiais publicadas pela Presidência da República Libanesa e Comissão Episcopal Católica para os Meios de Comunicação, revela o site news.va, da Santa Sé.
A visita tinha sido anunciada a 16 de março pelo patriarca de Antioquia Gregório III Laham, chefe da Igreja Melquita (Síria).
“O Papa vem visitar-nos para reforçar os cristãos, para que estejam unidos”, declarou na ocasião, citado pela agência de informações religiosas I.Media.
O principal objetivo da viagem de Bento XVI é a promulgação da Exortação Apostólica Pós-sinodal para o Médio Oriente, documento conclusivo da Assembleia Especial do Sínodo realizada entre 10 e 24 de outubro de 2010, no Vaticano.
A deslocação termina com uma missa presidida pelo Papa na capital, Beirute, adianta a Santa Sé.
Bento XVI foi convidado a visitar o Líbano pelo primeiro-ministro Najib Mikati, em novembro de 2011, e pelo presidente do país, Michael Suleiman, em fevereiro do mesmo ano, após deslocações destes responsáveis ao Vaticano.
A viagem ao “país dos cedros” vai ser a segunda de Bento XVI à região, depois da visita que efetuou em maio de 2009 à Jordânia, Israel e Territórios Palestinos.
RJM/OC