Bento XVI pediu orações pela liberdade religiosa no país na mensagem proferida no Domingo de Páscoa
Kaduna, Nigéria, 08 abr 2012 (Ecclesia) – Um atentado ocorrido hoje junto a uma igreja em Kaduna, no norte da Nigéria, provocou pelo menos 20 mortos e igual número de feridos, revela a Rádio Vaticano, acrescentando que este é um balanço provisório.
A explosão na cidade situada 200 km a norte da capital, Abuja, foi provavelmente causada por bombas colocadas em dois carros estacionados nas imediações da igreja, no dia em que os fiéis celebravam a Páscoa, refere a mesma fonte.
Bento XVI pediu orações pelo país africano, “palco de sangrentos ataques terroristas”, na mensagem pascal proferida hoje no Vaticano.
O Papa manifestou o desejo de que a “alegria pascal” dê aos nigerianos “as energias necessárias para retomar a construção duma sociedade pacífica e respeitadora da liberdade religiosa de todos os seus cidadãos”.
No Natal sucederam-se vários atentados contra igrejas cristãs, reivindicados pelo grupo islamista Boko Haram, tendo o mais violento causado a morte de 44 pessoas perto de Abuja.
As autoridades aumentaram a segurança em todo o país para prevenir ataques durante a Páscoa, refere a agência AFP, citada pelo site UOL.
“Estão previstos ataques durante o fim de semana santo, durante as celebrações de Páscoa, e por esta razão intensificámos as nossas operações”, disse na quarta-feira o tenente Iweha Ikedichi, porta-voz de uma força especial mobilizada em Kano, cidade do norte da Nigéria.
RJM / Com agências