Síria: Milhares de cristãos estão a ser perseguidos por militantes islâmicos ligados à Al-Qaeda

«As pessoas não sabem qual vai ser o seu futuro», sublinha responsável católico citado pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre

Lisboa, 29 mar 2011 (Ecclesia) – Dezenas de milhares de cristãos estão a ser forçados a abandonar as suas casas, na Síria, devido à ação de “militantes islâmicos com ligações à Al-Qaeda”, adianta hoje a AIS – Fundação Ajuda a Igreja que Sofre.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica fala numa “campanha de limpeza étnica” praticada contra comunidades espalhadas pela cidade de Homs e em outras localidades do país.

A pressão contra a minoria cristã, “que se tem vindo a acentuar principalmente nas últimas seis semanas”, poderá ter precipitado a fuga de mais de 50 mil pessoas.

Só nos últimos dias, a AIS forneceu uma “ajuda de emergência” às populações mais carenciadas, “com alimentos e abrigos no valor de 80 mil euros”.

Em declarações reproduzidas pelo site da Fundação, o bispo caldeu (rito oriental da Igreja Católica) de Aleppo, a maior cidade da Síria, localizada perto da capital do país, Damasco, dá conta do clima de “medo e intimidação” que tomou conta dos cristãos.

Segundo D. Antoine Audo, “as pessoas não sabem qual vai ser o seu futuro” e “são muitos os que temem ter perdido todos os seus haveres, especialmente as suas casas”, às mãos dos grupos extremistas.

No meio de um clima de “violência gratuita”, aquele responsável “teme acima de tudo que se venha a repetir na Síria o que ocorreu no vizinho Iraque, em que a população cristã diminuiu drasticamente de mais de 1,4 milhões nos anos 80 para apenas cerca de 300 mil nos dias de hoje”, salienta a AIS.

A instabilidade que afeta atualmente o país de maioria muçulmana foi despoletada em janeiro de 2011, com a contestação aberta ao governo do presidente Bashar-al-Assad.

As Nações Unidas estimam que o conflito entre as forças da oposição e do regime já provocou a morte a cerca de nove mil pessoas.

AIS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top