Viseu: Bispo diz que mandato missionário está «mais atual do que nunca»

D. Ilídio Leandro participou no encerramento do Ano Vocacional Comboniano recordando aqueles que encarnaram a «loucura» do amor de Deus

Viseu, 19 mar 2012 (Ecclesia) – O bispo de Viseu realçou este domingo que o mandato missionário deixado por Jesus aos seus discípulos “continua de pé” e está “mais atual do que nunca”, no meio da conjuntura socioeconómica que tomou conta da sociedade.

Segundo uma nota publicada pelo gabinete de comunicação da diocese, D. Ilídio Leandro encerrou o Ano Vocacional Comboniano recordando os pedidos de ajuda “que chegam no silêncio de tantos que não têm voz e no sofrimento dos que não têm ninguém que os ouça e lhes dê vida com sentido e com esperança”.

Perante cerca de duas mil pessoas que acorreram ao Pavilhão Multiusos de Viseu, o prelado sublinhou que “a chama acendida por São Daniel Comboni”, fundador dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, “continua a ser uma bela aventura para a vocação”, no meio dos que “precisam de pão, de paz, de liberdade”.

O responsável viseense aproveitou ainda para recordar algumas figuras que, à semelhança do bispo italiano (1831-1881), canonizado em 2003, encarnaram a “loucura” do amor de Deus.

Madre Teresa de Calcutá, o Papa João Paulo II e Idalina de Aguiar da Beira, entre outras personalidades católicas, deixaram uma marca de “generosidade, de alegria, de amor, de entusiasmo” no mundo que, segundo D. Ilídio Leandro, pode e deve ser prolongada.

Para o prelado, “há caminhos não andados que esperam por alguém” e a Páscoa deste ano pode “abrir horizontes para a vocação de quem quer ser feliz, ajudando a fazer felizes os outros”A congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – MCCJ – foi fundada por São Daniel Comboni a 1 de junho de 1867, em Verona, Itália.

O instituto religioso chegou a Portugal em 1947 e hoje tem casas em seis cidades, reunindo perto de uma centena de religiosos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top