Braga: Seminário de Nossa Senhora da Conceição inaugura exposição sobre a judia Anne Frank

Braga, 10 mar 2012 (Ecclesia) – O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, abre hoje ao público a exposição “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?”, dedicada a Anne Frank.

A mostra baseada no ‘Diário’ da jovem de origem alemã, “ícone das leituras da juventude”, pretende “colocar aos visitantes a mesma pergunta de Jesus na cruz: ‘Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?’”, explica uma nota publicada no site da Arquidiocese bracarense.

A exposição, organizada pelo Seminário de Nossa Senhora da Conceição e o Departamento Arquidiocesano da Cultura, foi inspirada pelo “desafio da mensagem quaresmal” do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, intitulada ‘Do jejum de palavras à responsabilidade fraternal’, refere o site da Arquidiocese.

A abertura decorre às 10h00 no Auditório Vita, seguindo-se a visita à exposição, que pode ser vista até 8 de abril, com a possibilidade de receber grupos de escola ou catequese mediante marcação para o telefone 253 20 28 20.

Anne Frank, nascida em 1929, viveu a maior parte da sua existência em Amesterdão, na Holanda, país onde foi detida pelo regime nazi por ser judia, tendo sido enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, onde ela e a irmã morreram de tifo em março de 1945.

O “Diário” relata a sua fuga durante a ocupação alemã da Holanda durante a II Guerra Mundial, desde junho de 1942 a 1 de agosto de 1944, três dias antes de ser presa pela polícia alemã.

Braga é em 2012 a Capital Europeia da Juventude.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top