Media: Renascença celebra 75 anos com olhos postos no mundo digital

Emissora e Universidade Católica em Portugal querem reforçar parcerias

Lisboa, 29 fev 2012 (Ecclesia) – O cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com [Renascença], está convencido de que a rádio “tem um caminho a percorrer” no universo das novas plataformas digitais, com “todas as vantagens”.

Este responsável falava à ECCLESIA durante o colóquio sobre ‘O meio rádio e os 75 anos da Rádio Renascença’, realizado esta terça-feira na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

“A Internet veio dar-nos uma expansão que as frequências não possibilitam, veio dar à rádio um suporte que permite que um programa, um noticiário possa ser ouvido sem ser à hora em que é emitido”, indica o cónego João Aguiar.

Para o também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, esta é uma forma de se “ir fidelizando a própria audiência”.

Quanto à realização do colóquio na UCP, o Conselho de Gerência do grupo r/com diz que o objetivo é “olhar para a frente, numa associação interessante”.

Nesse sentido, acrescentou, “faz sentido trabalharem (Renascença e UCP) juntas no reforço de uma identidade extremamente difícil” num “supermercado ideológico” como o da sociedade atual.

Isabel Gil, diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, afirma, por sua vez, que o “sucesso” na formação na área da rádio “é indissociável da Renascença”, por causa da “matriz identitária comum”, dado que não se trata apenas de “transmitir conteúdos tecnológicos”.

“Mais do que uma sociedade formada pela tecnologia, nós temos de entender que a tecnologia é formada pelos valores da sociedade”, observa.

A responsável sublinha a presença, na Renascença, de “muitos dos melhores alunos” formados em jornalismo e comunicação na UCP, frisando, por outro lado, as oportunidades oferecidas pela emissora católica.

“Há aqui uma parceria de ganho mútuo, que nos alegra muito”, conclui.

No final do colóquio decorreu a cerimónia de lançamento do livro ‘Os meus 31 anos na Rádio Renascença’, da autoria de Fernando Magalhães Crespo, antigo gerente do Grupo r/com.

PTE/RR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top