Faro, 11 fev 2012 (Ecclesia) – A Capelania do Hospital de Faro apresenta este sábado, no âmbito da celebração do XX Dia Mundial do Doente, o Manual de Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar.
Esta ferramenta de trabalho para a assistência espiritual nas unidades hospitalares foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Religião e Saúde, constituído no final de 2009 para acompanhar a aplicação do Decreto-Lei 253/2009, que estabelece a regulamentação da assistência espiritual e religiosa nos hospitais e em outros estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, lê-se na edição on-line do jornal «Folha do Domingo».
O manual, cuja apresentação pública decorre no auditório do Hospital de Faro, pelas 14h30, inclui a perspetiva sobre a assistência espiritual e religiosa hospitalar de adventistas do 7º Dia, baha’is, budistas, católicos, hinduístas, islâmicos, judeus, mórmons, ortodoxos, evangélicos e testemunhas de Jeová.
Nela figuram alguns dos ritos principais que caracterizam cada um daqueles credos, como os ritos em torno do nascimento, as prescrições alimentares por opção religiosa, o sentido e as práticas religiosas na doença e no sofrimento (como transfusões de sangue e transplantes).
SM/LFS