Trabalho: Movimentos católicos operários de Espanha e Portugal reúnem em Setúbal

Lisboa, 07 fev 2012 (Ecclesia) –  Os responsáveis da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) de Portugal e da sua congénere espanhola (HOAC) começaram hoje os trabalhos do encontro bilateral sobre as realidades laborais nestes países.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Fátima Almeida, coordenadora nacional da  LOC/MTC, lamenta que em Portugal “o desemprego esteja a aumentar” e se note “cada vez mais precariedade nos locais de trabalho”.

A realidade portuguesa e espanhola “é muito semelhante” nas medidas laborais que “estão a ser implementadas”, acrescentou.

Os trabalhos decorrem na Casa de Retiros do Seminário de Almada, Diocese de Setúbal.

A coordenadora da LOC/MTC realça que a aplicação de medidas de austeridade veio acentuar “dificuldades no acesso à saúde, à educação e à habitação”.

Quem vive do trabalho “está muito penalizado”, visto que os “salários são congelados ou diminuídos”, frisou.

Ao fazer referência ao sistema atual, Fátima Almeida sublinha que o “poder económico e financeiro impõe aquilo que quer”.

A documentação da Igreja Católica sobre questões sociais é “muito boa”, mas uma “coisa é a teoria e outra é a prática”, acrescenta.

 

Programa

Dia 07 – terça-feira

09h45 – Reflexão: Partilha sobre ‘Realidade dos trabalhadores, dos desempregados, dos imigrantes e dos mais pobres em cada país, tendo em conta a situação política, económica e social que vivemos; que repercussões têm tido no mundo do trabalho e na sociedade as medidas de austeridade impostas pela União Europeia e pelos mercados financeiros; qual é a posição da Igreja de cada país e como responde a estas situações’.

A vida e a ação da LOC/MTC e da HOAC –testemunho e intervenção cívica.

14h15 – Visita ao Cristo-Rei e a Almada/Cacilhas

18h00 – Continuação da reflexão da manhã e proposta de comunicado

 

Dia 08 – quarta-feira

09h45 – MMTC, MTCE e outras informações ou partilhas que cada Movimento queira fazer

15h00 – Visita a instituições de solidariedade da Quinta do Conde; Espaço Solidário, Centro de Inovação e Participação Associativa e Centro Comunitário.

21h00 – Jantar-convívio na Quinta do Conde.

 

Dia 09 – quinta-feira

10h00 – Lisboa – Secretariado Nacional da LOC/MTC.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top