Guimarães: Novo cardeal português na abertura da Capital Europeia da Cultura

Cerimónia conta ainda com a presença do arcebispo de Braga e do núncio apostólico em Portugal

Guimarães, 21 jan 2012 (Ecclesia) – O novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, vai estar hoje presente na cerimónia de abertura da iniciativa «Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura», revelou à Agência ECCLESIA a Câmara Municipal local.

A mesmo fonte confirmou a participação do núncio apostólico [embaixador da Santa Sé] em Portugal, D. Rino Passigato.

D. Manuel Monteiro de Castro, natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, é um dos convidados de honra da cerimónia de abertura, marcada para as 18h00, na qual vão estar também presentes o presidente da República, Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso.

O evento vai contar ainda com a presença de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, adianta o site da diocese.

Assente nos valores «Cidade», «Cidadania e Participação» e «Dimensão Europeia», o projeto «Guimarães 2012» é construído com três objetivos: “Desenvolver o Capital Humano”, “Criar uma Economia Criativa” e “Gerar uma nova Geografia dos Sentidos”, lê-se no site da iniciativa.

Em declarações à Agência ECCLESIA sobre a Capital Europeia da Cultura, D. Jorge Ortiga realçou que a cidade de Guimarães vai receber no final deste ano um encontro do «Pátio dos Gentios», nova estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes.

Esta edição está a ser programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga e será integrada na programação da Capital Europeia da Cultura.

O arcebispo de Braga referiu também que serão apresentados, brevemente, “guias com diversos itinerários do património artístico da região”, dado que a cidade de Guimarães tem diversas igrejas com “significado histórico”.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top