Cidade do Vaticano, 02 dez 2011 (Ecclesia) – As “quatro grandes ondas evangelizadoras” na história da Igreja Católica são o tema das pregações de Advento que o padre Raniero Cantalamessa, orador da Casa Pontifícia, começou hoje a apresentar ao Papa e aos membros da Cúria Romana.
O religioso capuchinho apresentou esta manhã uma meditação baseada numa passagem do Evangelho segundo São Marcos, em que se apela ao anúncio da “boa nova” em todo o mundo, revela um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé.
Ao longo de quatro semanas, o padre Cantalamessa fala da segunda parte do século III, com a conversão ao cristianismo de “vastas regiões do Império Romano”, pela ação dos bispos; dos séculos VI-IX, no qual os “monges levaram por diante a reevangelização da Europa” após as invasões bárbaras; do século XVI, com a “descoberta e conversão” dos povos do Novo Mundo, pelo apostolado dos frades; da época atual e do compromisso de “reevangelização do Ocidente secularizado”, através do compromisso dos leigos.
As pregações de Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal no calendário católico, prosseguem nos dias 9, 16 e 23 deste mês.
OC