Da autoria de Joseph Fadelle, o livro «O preço a pagar por me tornar cristão» relata a história de um jovem muçulmano que se converte ao cristianismo.
Com a chancela da «Paulinas» editora, esta obra “é uma história verdadeira” de Mohammed, um jovem muçulmano iraquiano oriundo de uma família xiita, que descobre, durante o serviço militar, com terror e assombro que o seu vizinho de camarata é cristão. Entre os dois homens nasce uma relação paradoxal de que Mohammed sairá metamorfoseado.
Regressado à vida civil, terá somente uma ideia em mente: converter-se ao cristianismo. “Uma loucura total! Para os seus pais e os seus familiares é impensável. No Islão, a mudança de religião é um crime de morte”.
Apesar de fazerem tudo para que o jovem desista da sua decisão, Mohammed – agora José – não desiste, apesar das intimidações, murros, prisão e tortura. Já no exílio, os seus familiares atraem-no a um lugar deserto e disparam sobre ele. Gravemente ferido, José desmaia… Alguém o leva ao hospital e sobrevive.
Atualmente vive em França, com nacionalidade francesa, desde 2001, e já pagou o preço de se converter ao cristianismo.